Sites para Leitores Desavergonhados que querem e-books grátis

Os e-books já provaram o seu valor e conquistaram um precioso lugar nas bibliotecas da maioria de nós. A discussão livro físico/e-book tornou-se obsoleta sendo, hoje, inegável valor, conveniência e praticidade destes últimos.

Há quem, diligentemente, invista num Kindle/kobo ou outro e-reader qualquer e depois há povo comeu que dá várias funções ao seu tablet. Na verdade, para ler em formato digital, não é preciso muito. Basta um dispositivo móvel – o telemóvel, por exemplo, para quem tiver boa vista – e uma aplicação user friendly e gratuita. Sabem do que é que podem não precisar? Dinheiro. Isto porque há inúmeros websites/apps que disponibilizam e-books gratuitos, de forma legal. É sobre esses portais para o paraíso que, hoje, vos venho falar.

PORQUE É QUE ESTES WEBSITES/APPS DISPONIBILIZAM LIVROS GRATUITAMENTE?

Há várias razões. Em alguns casos, verão que se tratam de livros que, pelo decurso do tempo, integraram o domínio público, como é o caso de grande parte dos clássicos. Outros, os livros estão disponíveis durante um determinado período de tempo, por razões puramente comerciais. Acresce ainda que isto da pandemia fez com que várias empresas como a Amazon, a Fnac ou a Apple disponibilizassem alguns livros, nas suas aplicações oficiais (Kindle ou Kobo).

QUAIS OS WEBSITES/APPS MAIS INTERESSANTES?

Como ando sempre a tentar ampliar a minha biblioteca digital, andei a vasculhar, nas últimas semanas, vários portais literários que permitem o download gratuito e legal de livros. Hoje, apresento-vos aquela que foi a minha seleção:

  1. Projecto Adamastor

Iniciativa voluntária que disponibiliza, em português, uma completa biblioteca de livros digitais. Aqui, poderão encontrar vários livros de Eça de Queirós como Singularidades de uma Rapariga Loura, Cidades e Serras ou o Mistério da Estrada de Sintra; livros de poesia da Autoria de Florbela Espanca, Fernando Pessoa ou Guerra Junqueiro, Mário de Sá-Carneiro, entre outros; Contos; Romances Góticos; obras de Não-ficção e interessantes revistas literárias.

2. Projecto Gutenberg

Project Gutenberg oferece mais de 38.000 livros eletrónicos gratuitos em formato epub e Kindle.

Todos os seus livros eletrónicos foram previamente publicados por editores genuínos sendo que o projeto consiste na digitalização e revisão cuidadosa dos mesmos. Aqui podem encontrar clássicos, periódicos e vários livros de poesia em Português e Inglês.

3. Open Library

Gerida pelo Internet Archive, a plataforma Open Library é, como o próprio nome indica, uma biblioteca digital gratuita. Através de uma conta criada especialmente para o efeito, o utilizador passa a aceder a uma rede de milhares de livros em formato digital podendo requisitar os mesmos por um determinado período de tempo, de forma completamente gratuita.

A grande desvantagem é que a coleção está disponível, apenas, em inglês.

4. Biblioteca Digital de Literaturas de Língua Portuguesa

Além de obras digitalizadas, a BDLP mantém um catálogo com dados biobibliográficos dos autores brasileiros e portugueses; também estão disponíveis documentos do acervo pessoal de alguns autores do Estado de Santa Catarina, no Brasil.

5. Biblioteca Nacional Digital

“A Biblioteca Nacional Digital (BND) tem como objetivo oferecer o acesso em linha, universal e gratuito, a conteúdos digitalizados de manuscritos e impressos – sejam livros, publicações periódicas, iconografia, cartografia ou música – das coleções da BNP, da Biblioteca Pública de Évora e, também, pontualmente, da Biblioteca da Ajuda.

Nesse sentido, é prioridade principal da BND promover as coleções patrimoniais, democratizar o seu acesso, servir uma cada mais vasta comunidade de utilizadores e, ao mesmo tempo, contribuir para a preservação dos originais, especialmente os mais antigos, mais raros ou mais frágeis, entre outras prioridades que contemplam também as de oportunidade de digitalização de conteúdos para projetos culturais ou científicos, ao nível nacional, comunitário ou internacional.”

6. Bibliotrónica Portuguesa

São objetivos da Bibliotrónica Portuguesa oferecer o acesso livre, gratuito e online, à leitura em português; apoiar a divulgação de novos escritores, sem excluir os já consagrados, publicando inéditos literários e científicos em português devidamente editados; promover a reflexão sobre a prática de edição em português. Porque uma língua que deixa de servir a produção de ciência e de literatura tende a condenar-se; uma língua que deixa de se cuidar tende a deixar de servir.

Qualquer um destes sites tem imenso conteúdo a ser explorado. Vários são os livros disponíveis e, com isso, a sabedoria que lhe está subjacente.

Espero que goste. Boas Leituras!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s