Angola Janga – A história dos mocambos de Palmares pela arte de Marcelo D’Salete

5/5

No próximo dia 20 de novembro, o Brasil celebra o aniversário da morte de Zumbi dos Palmares e o Dia da Consciência Negra com um feriado nacional. Zumbi foi o último Líder de Macaco, capital de Angola Janga – ou “Pequena Angola” – uma povoação não reconhecida, mas relativamente organizada, localizada em Pernambuco, no Brasil e constituída por um conjunto de mocambos criados por escravos foragidos. Formada no final do séc. XVI, Angola Janga chegou a albergar mais de 20.000 escravos foragidos que, dessa forma, desafiaram os Holandeses que, no século XVII, ocupavam a área. Angola Janga – Uma história de Palmares conta-nos a vida de Zumbi desde o seu nascimento até à sua morte, em 1695, depois da sua localização ter sido denunciada pelo seu amigo António Soares.

Preenchendo o vazio deixado pelos parcos documentos relativos a Zumbi, Marcelo D’Salete é exímio na forma como retrata não só o emblemático líder, mas também várias outras figuras históricas e de culto relevantes. A sua novela gráfica é uma verdadeira homenagem a todos os negros que lutaram pela liberdade e uma lição histórica importantíssima. De um ponto de vista artístico, e sendo eu uma completa leiga, afianço que o traço, de cor preta, é lindíssimo e elegante procurando entregar a mensagem, de uma forma quase poética.

Quando alguém me diz que não tem tempo para ler porque é lazer, fico sempre com uma enorme vontade de me rir. Isto porque alguém que continua ver a ficção ou banda desenhada como entretenimento desprovido de conteúdo, está a deixar de lado uma importantíssima fonte de conhecimento. Angola Janga é a prova disso. Uma novela gráfica assente numa investigação sólida que procura preencher lacunas históricas apresentando um importante pedaço da história do Brasil e da escravatura. Atrevo-me a dizer que é também um livro sobre Portugal que, como sabemos, foi dos principais impulsionadores do mercado de escravos. Pessoalmente, não conhecia Zumbi ou sabia, sequer, da existência de um reino de insurreição chamado Angola Janga.

Ainda que focada em Zumbi, a obra de D’Salete acaba por ser bastante compreensiva mostrando ao leitor como milhares de escravos se esconderam aproveitando o território inóspito da Serra de Barrigas vivendo do cultivo do milho, mandioca, feijão, batata-doce, cana-de-açúcar e criacao de porcos e galinhas. A mesma assenta num trabalho de investigação de onze anos que o Autor, ilustrador professor brasileiro levou a cabo. Além do prefácio, Angola Janga inclui um interessantíssimo posfácio, glossário, uma cronologia detalhada e vários mapas da altura. Um trabalho completo que acaba por complementar a novela gráfica anterior de Marcelo D’Salete, publicada em 2014 com o título Cumbe. Publicada em 2014, vencedora de vários prémios, a mesma conta várias histórias de escravos negros na sua luta contra a opressão do Brasil esclavagista do século XVII.

Uma leitura a fazer muito brevemente.

Angola Janga e Marcelo D,Salete arrebataram no Brasil, em 2018, os prestigiados troféus HQMix, nas categorias “Ediçoã Especial Nacional”, “Desenhista Nacional” e “Roteirista Nacional” e ainda o prémio Grampo. O livro foi igualmente nomeado pata o prestigiado prémio “Jabuti” na categoria “Histórias em Quadrinhos”. Com 432 páginas, é tido como o maior romance de banda desenhada já publicado por um Autor Brasileiro.

“Negro de singular valor, grande ânimo e constância rara; este é o espectador dos mais, porque a sua indústrias, juízo e fortaleza aos nossos serve de embaraço, aos seus de exemplo.”

Observação sobre Zumbi em “Relação as guerras feitas aos Palmares de Pernambuco no tempo do Governador D. Pedro de Almeida” de 1675 a 1678

Em Portugal, Angola Janga encontra-se publicado pela Polvo tendo o custo de 17,41€.

Queres ler este livro? Podes comprá-lo aqui (e ajudar o blog a crescer).

Boas Leituras!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s