Lista Natalina’20: 10 livros para ofereceres a quem mais gostas

O Natal está aí e, se forem tão entusiastas quanto eu, devem estar num extraordinário estado de antecipação. As listas de prendas já estão feitas e as encomendas online não param. Por se tratar de um Natal distinto, por tudo o que já sabemos, tenho prestado particular atenção não só à escolha do presente, como também à forma como vai ser enviado aos meus entes queridos. Numa altura em que o toque é raro, as palavras assumem uma importância maior por isso não deixem de dizer aos vossos entes queridos o quão importantes eles são. E, já agora, aproveitem para comprar nas livrarias locais! Dessa forma, para além de uma experiência customizada, estarão a ajudar os pequenos livreiros que enfrentam uma das maiores crises de que há memória.

O objetivo desta publicação é ajudar na escolha dos vossos presentes literários deixando aqui algumas sugestões de livros que, acredito, farão as delícias dos vossos amigos e familiares.

DESTARTE:

  1. No Início Eram Dez de Agatha Christie

Quando penso em presentes de Natal, este é o livro que me vem imediatamente à cabeça. Porque é instigante, atmosférico, curto e oferece um repertório de personagens inesquecível. Para muitos, é considerada a grande obra-prima de Agatha Christie e tendo a concordar, ainda que me falte ler vários outros livros da Autora. É, seguramente, um dos melhores policiais que eu já li na vida e indicado para mais novos – >15 – e graúdos. Opinião aqui.

Acresce ainda que a nova edição da Asa/Leya (ao lado) é muito gira.

2. Homens Imprudentemente Poéticos de Valter Hugo Mãe

Se a pessoa a quem pretendem oferecer o livro for amante de palavras, poesia e viagens, sugiro muito Homens Imprudentemente Poéticos. É um dos livros mais bonitos que eu já li e, seguramente, o meu favorito de VHM. É daqueles cujas palavras namoram com o leitor sendo evidente a sua extraordinária sensibilidade. Fala do Japão e de sentimentos. Fala de dois homens que tanto queriam fugir da poesia da vida… Opinião aqui.

3. Pyongyang – Uma viagem à Coreia do Norte Guy Delisle

O presente ideal para amantes de viagens. Uma novela gráfica muito interessante que nos apresenta Pyongyang pelos olhos do cartoonista canadiano Guy Delisle que lá viveu, em tempos, aquando a sua colaboração com o Estúdio de Animação SEK (Scientific Educational Korea). Não obstante a atmosfera totalitária, Guy consegue mostrar um pouco do que é a vida na capital da Coreia contando, com humor, várias das situações caricatas que viveu. Opinião aqui.

4. A Cor do Hibisco de Chimamanda Ngozi Adichie

 Um livro indicado para qualquer jovem ou adulto. Não obstante, atrevo-me a dizer que uma jovem rapariga o lerá com uma sensibilidade diferente porque, além de uma poderosa narrativa sobre a Nigéria pós-colonial, é também a história de uma menina que se vai tornando mulher libertando-se de um conjunto de circunstâncias castradoras. Opinião aqui.

5. A Avó e a Neve Russa de João Reis

Quem me vai acompanhando pelas redes sociais, sabe o quão fã eu sou do trabalho de João Reis. Foi precisamente com a Avó e Neve Russa que descobri a sua obra e fiquei completamente rendida. Um livro com uma carga afetiva muito forte que nos transporta para a infância e para o papel tão importante que os avós têm na nossa vida. O presente ideal para alguém que, como eu, guarda memórias familiares muito felizes. Será um regresso ao passado. Opinião aqui.

6. A Um Deus Desconhecido de John Steinbeck

Uma sugestão indicada para ofereceres a um leitor entusiasta. Isto porque a narrativa de Steinbeck não é linear ou evidente, o que pode desagradar a alguém que não tem por hábito ler. A Um Deus Desconhecido foi um dos livros mais marcantes que eu tive a oportunidade de ler. Uma reflexão pungente sobre a frágil condição humana e a sua relação com o mundo e com Deus ou com a espiritualidade. Um daqueles livros que oferece muito mais do que uma estória… Opinião aqui.

7. Sei Porque Canta o Pássaro na Gaiola de Maya Angelou

Uma autobiografia tocante que percorre os primeiros anos de vida da ativista, escritora e poetisa Maya Angelou. Desde a infância passada no Arkansas aos cuidados da avó paterna até ao nascimento da sua filha, Maya vive na pele o racismo, a instabilidade causada por uma família desestruturada e um trágico episódio de violência sexual que a marcou para o resto da vida. Perseverou e tornou-se na primeira mulher negra a conduzir um autocarro em São Francisco , com quinze anos. Um pequeno feito no meio de uma vida que se revelaria absolutamente extraordinária. Opinião aqui.

8. Populismo – A Revolta Contra a Democracia Liberal de Roger Eatwell e Mathew Goodwin

Na senda da não-ficção e tendo por foco alguém que se interesse por política e atualidade, não posso deixar de sugerir este livro fantástico de Roger Eatwell e Mathew Goodwin. Analisando as principais motivações do crescimento do populismo nas sociedade ocidental, os Autores, académicos de reconhecido mérito, alertam para os perigos de um eleitorado descontente e subvalorizado. Pelo meio, distinguem claramente populismo de outros movimentos políticos, numa leitura prazerosa e instrutiva. Opinião aqui.

9. A Guerra não tem Rosto de Mulher de Svetlana Alexievich

Nesta obra-prima, Svetlana Alexievich dá voz a centenas de mulheres que lutaram na Segunda Guerra Mundial. Num estilo pungente, são-nos apresentados testemunhos de mais de 200 mulheres soviéticas que passaram de filhas, mães, irmãs e noivas a atiradoras, condutoras de tanques ou enfermeiras em hospitais de campanha. O seu relato não é uma história de guerra, nem de combate; é, ao invés, uma história de seres humanos simples que se viram catapultados “da sua vida simples para a profundeza épica de um enorme acontecimento”. Um excelente presente para qualquer leitor. Opinião aqui.

10. O Boneco de Neve de Jo Nesbø

Natal, frio, thriller nórdico. Claro que não podia, em bom rigor, preparar esta lista sem incluir um dos meus tão adorados thrillers. Para leitores com mais de 16 anos que gostem de um policial negro, cenas macabras e um serial killer assustador. Harry Hole tornar-se-á uma personagem favorita sendo que o único problema deste livro é que faz parte de uma coleção. Ou seja, a pessoa a quem oferecerem este livro, não vos vai largar! Opinião aqui.

Podia acrescentar mil livros a esta lista, mas ficar-me-ei por aqui. Tentei incluir géneros diferentes e livros adequados a vários públicos. Todavia, quero que saibam que estou absolutamente disponível para qalquer recomendação mais customizada.

Digam nos comentários ou enviem e-mail se precisarem de ajuda na escolha do livro que pretendem oferecer. Terei todo o gosto em ajudar!

Boas Leituras!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s