Porque Agatha Christie nunca falha: Anúncio de um Crime

@wook

Um mistério bem construído e muito envolvente que cativará qualquer leitor.

Ano da primeira publicação: 1950

Rating: 4/5

Certa manhã, os pacatos habitantes de Chipping Cleghorn são confrontados com um inusitado anúncio anónimo que dá conta de um homicídio a ter lugar em local e data definidos. Todos são convidados a assistir num evento que se revela imperdível. Ninguém sabe quem será a vítima ou o motivo para tão drástico ato. Alguns acreditam que é uma partida, outros temem que esta seja a resposta a segredos há muito guardados. Chega o momento do crime e todas as luzes se apagam.

Anúncio de um Crime foi publicado em 1950 sendo o quinto livro da coleção de Christie protagonizado por Miss Marple. Curiosamente, e apesar de já ter lido alguns trabalhos de Agatha Christie, não me tinha ainda cruzado com esta detetive septuagenária. Miss Marple e Poirot pouco têm em comum. Enquanto que um é analítico e inconveniente, a outra é agradável, polida e empática. Une-os um profundo conhecimento da natureza humana, característica que desconfio ser da própria Agatha, e um sentido de oportunidade fantástico. Estão sempre no sítio certo à hora certa e desvendam os mais extraordinários mistérios. À semelhança de outras obras, em Anúncio de um Crime, Agatha Christie explora os segredos dos habitantes de uma pequena cidade onde a trivialidade impera. Nada se passa em Chipping Cleghorn. Todos os seus habitantes parecem esperar pacatamente pelo fim das suas vidas rotineiras, dedicando-se ao bom velho hábito do mexerico. O anúncio publicado no jornal local dá cor aos seus dias e cria uma atmosfera de suspeição eletrizante que cativa o leitor levando-o a devorar páginas, na expectativa de perceber os eventos e as ligações entre as diferentes personagens. Em muito, este policial se assemelha a um puzzle que nos cabe montar. Miss Marple está disponível para ajudar, mas tal não nos desresponsabiliza do papel de leitor atento. Até porque não são assim tão poucos os suspeitos e todos têm algo a temer.

Mais um belíssimo policial de Agatha Christie. A elegância de um intrincado argumento com personagens interessantes, eventos surpreendentes e um final digno. Não é o melhor policial da Autora, mas é uma absoluta delícia para qualquer leitor.

Sinopse:

MAIS UMA HISTÓRIA DE MISS MARPLE

Anuncia-se um assassinato, a ter lugar em Little Paddocks, sexta-feira 29 de Outubro, pelas 18.30. Amigos, aceitem este convite, será o único. É desta forma que o jornal local apresenta o enigmático anúncio que despertará grande entusiasmo em Chipping Cleghorn. Curiosos, todos os amigos e conhecidos de Letitia Blacklock, proprietária de Little Paddocks, decidem não faltar ao convite. Todavia, também Letitia é apanhada de surpresa; mas, como boa anfitriã que é, acha por bem participar na festa. Todos esperavam uma partida ou um jogo – escolhe-se um «assassino secreto», apagam-se as luzes, a «vítima» cai e os jogadores tentam adivinhar quem foi o culpado. Prometia ser divertido, até que é encontrada a vítima…assassinada! Um jogo tão mortífero como este requer o melhor jogador de todos: Miss Jane Marple.

Queres ler este livro? Podes comprá-lo aqui ou requisitar numa biblioteca perto de ti.

Boas Leituras

Daniela

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s