O Outro Lado do Espelho d’A Ilíada: O Silêncio das Mulheres de Pat Barker

O fascinante outro lado da Ilíada. Uma narrativa apaixonante e bem construída que oferece um novo olhar sobre a Guerra de Tróia.

Ano da primeira publicação: 30/08/2018

Rating: 4/5

A Ilíada é uma das grandes epopeias da história. Trazida ao mundo pelas mãos de Homero, o poema lírico conta a história dos dez anos da Guerra de Tróia. A obra de Homero traz-nos uma histórica épica de destruição causada e protagonizada, maioritariamente, por homens. Com exceção das figuras mitológicas, as personagens femininas têm sempre um papel mais instrumental que se, reconduz, muitas vezes, ao mero lamento. Em O Silêncio das Mulheres, Pat Barker procura dar-lhes voz, recontando a história da Guerra de Tróia pela voz de Briseis, escrava de Aquiles.


O romance de Barker inicia-se com a queda de Lyrnessus, cidade vizinha de Tróia, liderada pelo marido de Briseis, entretanto morto. A angústia das mulheres, que sabem qual será o seu fim, é palpável. Todas aguardam com terror a sua distribuição pelos guerreiros gregos que procuram a sua recompensa pela grande conquista. Aquiles, o grande líder militar não quer ninguém menos do que a princesa Briseis, cujos pais, irmãos e marido matou. E assim, a nossa jovem narradora é obrigada a servir o homem responsável pela destruição da sua casa. Briseis é inteligente, observadora e pragmática. A sua visão sobre os eventos que marcam a Guerra de Tróia é acutilante oferecendo-nos um olhar sensível e poderoso sobre os efeitos da guerra e o quão mundanas são as suas causas.

Sim, provavelmente, já conhecem a história d’O Silêncio das Mulheres. A Guerra de Tróia e os seus protagonistas têm preenchido o imaginário humano desde que Homero concluiu a sua Ilíada. No entanto, tal não vos tirará o prazer que é ler o romance de Pat Barker. Desde logo, porque Barker é uma mestre da narrativa, dominando a linguagem, as personagens e, acima de tudo, o enredo. Depois, porque O Silêncio das Mulheres é o outro lado do espelho da história que todos nós já conhecemos. A voz de quem não foi para a guerra, mas viveu, mais do que qualquer soldado, as suas dores; de quem aguentou estoicamente servir os homens que tomaram tudo de si, até a sua identidade; de quem não cedeu ao desespero; de quem, subtilmente, participou e impulsionou a intriga política e bélica; dos menosprezados; dos aparentemente fracos; de quem fingiu se calar. O Silêncio das Mulheres é um romance brilhante e provocador. Uma história intensa e carregada de simbologia que seduz e arrebata.

Em Portugal, Silence of the Girls (título original) encontra-se publicado pela Quetzal Editores com o título O Silêncio das Mulheres.

Sinopse:

Conhecemos da Ilíada o nome de heróis masculinos, como Aquiles, Ulisses, Páris, Agamémnon ou Heitor — mas este romance, narrado por Briseida, rainha de Lirnesso (cidade vizinha de Troia e dos seus campos de batalha), troféu e concubina de Aquiles após a tomada da cidade pelos Gregos, é a história das mulheres do poema de Homero, figuras frequentemente esquecidas ou desvalorizadas: as escravas, as prostitutas, as enfermeiras, as que cuidam dos mortos e dos vivos, as que observam as batalhas e primeiro sofrem os seus horrores.

Reenviando-nos às grandes páginas da literatura da Antiguidade, O Silêncio das Mulheres é um convite a escutar as vozes silenciadas pela História e pelo poder — e um livro belíssimo sobre a realidade brutal da guerra e da escravidão, e também do amor e suas controvérsias.

“We-ell, she had a pretty good idea what they were thinking – the same thing they’d been thinking since she was ten years old. Oh, yes, I got that story too. Poor Helen, raped on a river bank when she was only ten. Of course, i believed her. It was quite a shock to me, later, to discover nobody else did”

Queres ler este livro? Podes comprá-lo aqui, e ajudar a página a crescer, ou requisitar numa biblioteca perto de ti.

Boas Leituras!

Daniela

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s